sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Missão Organização: semana 1 - o "comando central"

Comando central
Tempo aproximado: 1 semana

Acho impensável começar este processo de organização da casa, sem passar primeiro pela organização da nossa cabeça e da nossa vida. 
Por muitas coisas que tenhamos para fazer, temos de ter sempre o controle do nosso tempo e da nossa vida.
Por isso, e para começar, decidi criar um "comando central". Tive a ousadia de "roubar" o termo aos americanos, porque acho que se aplica muito bem ao que vou aqui mostrar.



Um "comando central" não é mais do que um pequeno cantinho, estrategicamente colocado á vista de todos, onde temos todas as "ferramentas" para organizar os nossos dias. 
Eu sou um bocado (muito, mesmo) fanática por blocos, caderninhos e agendas. Anoto tudo. Faço listas de tudo. Assim aqui deixo a minha dica para a organização deste comando central:

Arrange um pequeno cantinho na cozinha, por exemplo", onde vai colocar blocos de notas, lápis e canetas, envelopes para ir colocando todas as facturas e contas, uma capa (para ir colocando correspondência antes de a arquivar) e um dossier.

Neste dossier devem constar:
 - todos os dados da família...desde contactos, alergias, números de identificação,  ...enfim, tudo o que achar que pode ter sempre ali á mão;
- ementas semanais - acho imprescindível a elaboração prévia das ementas, até para facilitar as idas ao supermercado;
- listas de compras (sejam elas de supermercado, farmácia, lista de compras sazonais para as crianças, ex: material escolar, roupa....);
- check lists de supermercado e farmácia
- horários escolares
- contactos telefónicos de urgencia (policia, bombeiros, água, gaz, electricidade, pediatra, ginásio, veterinário,...)
- Ideias de refeições possíveis (para facilitar a elaboração das ementas semanais)
- Aniversários e ideias de presentes (eu tenho uma lista com ideias de presentes para cada idade. Ajuda bastante)




Arranje também um planner semanal, que poderá imprimir e emoldurar, tornando-o reutilizável por muito mais tempo. Escreva por cima do vidro com uma caneta de acetato, e apague no final de cada semana.
Eu planeio sempre a minha semana ao Domingo,  e tenho tudo visível, pendurado na cozinha. Aqui anoto tudo o que temos para fazer nessa semana, desde aniversários, consultas, a actividades da escola....


Espero que tenha para vocês a mesma utilidade que tem para mim!
Boa Organização!!!!!!


Para a semana: Cozinha
tempo previsto aprox: 2 semanas

21 comentários:

Anónimo disse...

Nossa eu super concordo com o qu vc disse, antes de arrumar as coisas, primeiro deve-se organizar a cabeça!!
Perfeito! que linda essas fotinhos!

Bjks *.*

Espero sua visitinha!
http://cordecoracao.blogspot.com.br/

Unknown disse...

Adorei a capa a dizer Mom's Ultimate Family Organizer :)

É bem verdade, mas para além disso eu acho que nalguns casos ainda é preciso disciplinar a cabeça para usar as agendas. Eu este ano comprei uma toda pipi e anda sempre comigo.... mas depois nunca me lembro de anotar lá as coisas.

Kisses

Sofia G

http://thedailymiacis.blogspot.pt/

Maria Duarte disse...

Grande verdade. Só consegui organizar (definitivamente) as minhas coisas depois de me organizar a mim...

Faltam-me muitos itens no "meu" comando central.

Vá, vão fazendo que eu vou copiando...

Unknown disse...

aiii jasus, parece me tao dificil! ve lá tu bem, como está a minha cabecinha!
Mas im in!
BEijocas

comidinhas da elsa disse...

Obrigada por partilhares, eu sou muito desorganizada, todas as ajudas são boas.
Beijocas

Unknown disse...

Também sou de tomar notas, mas confesso que ainda tenho muito para aprender... Gostei da tua sugestão! :)
Beijinho e bom fim de semana

Walking on Sunshine disse...

Está mt bonito o teu comando central , o meu por enquanto ainda anda só na minha cabeça ;)
bj
Lulu

Titanices disse...

Ainda dou aí um salto e roubo o teu comando central!!! Depois adapto o pessoal aqui de casa às tuas leis!!! O meu está a dar-me cabo da caximoina... Mas vai sair este fim de semana!!! (à bom tuga, em cima da data limite que me impus a mim própria!)

Mariana Neves disse...

Mas que ideia excelente! Nunca tinha pensado nisso, acho mesmo que vou adoptar :)
letsmaketeanotwar.blogspot.com

Titanices disse...

Já está!! Ficou assim http://ttitanices.blogspot.pt/2013/02/missao-organizacao-2013.html

Bom trabalho a quem está com a 'mão na massa'!!

isabel f. disse...

impossível!!! comigo não dá...... :((( super desorganização é comigo....

ana loureiro disse...

Eu também tenho o meu. Problema mesmo? É mante-lo organizado.

Com 5 sentidos disse...

Eu também tenho os meus caderninhos e agendas. O comando central ainda não está bem definido... agora mesmo, o difícil é manter tudo organizado.

Anónimo disse...

Excelente partilha, adorei!

Carla Delgado disse...

Mila a minha vai começar com uma boa limpeza à mistura!
http://redcherryworld.blogspot.pt/
até já!!

Unknown disse...

Que ideia fantástica. Vou pôr em prática também. Depois mostro. :)
Lu

SofiAlgarvia disse...

Mila, comecei pela zona da entrada e a mesa de apoio da sala, tenho que fotografar e mostrar os meus progressos!
Tu és um ás na arrumação :)

Rita CutxieCutxie disse...

Adorei a ideia de um local para o comando central.
Ando em busca de algo que me ajude na organização da casa, até agora ainda não encontrei nenhuma solução que fosse eficaz, como eu quero. Esta sua solução parece-me bastante adequada às minhas necessidades, dado que já tenho várias listas que fui desenvolvendo.
Uma questão, o Mom's Ultimate Family Organizer, é util? Tenho receio de encomendar e depois ser uma desilusão.
Obrigada pelas dicas.
Um beijinho

Entre o campo e a cidade disse...

Olá Rita
Eu acabei por comprar este, mas é uma questão de ver mais na Amazon...este tem um contra...é que as páginas não têm o mesmo tamanho A4 que as nossas...mas eu gosto, e dá-me muito jeito!

Rita disse...

Olá Mila,
Já vi, parece-me interessante.
Eles (americanos) têm outro formato de arquivo. Mas recomenda? Tem tão bom aspecto :)
obrigada

Elsa Filipe disse...

Eu tenho de arrumar as minhas coisas assim, mas simplesmente não consigo. Perco tempo a procurar porque não está no sítio... mas depois volta a ficar noutro lugar, sem essa arrumação que fala. Era tão bom poder ter a cabeça arrumadinha e começar a fazer o mesmo. Venho ver para me inspirar, quem sabe um dia o consiga mesmo pôr em prática?