sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Trabalhar em casa***

Muitas são as bloggers que têm escrito sobre a gestão do próprio tempo quando se trabalha em casa.



Tenho sido questionada frequentemente se não é muito mais fácil gerir o tempo quando se trabalha em casa do que quando se trabalha fora.Ao fim de 15 anos a trabalhar fora de casa, e ao fim de 2 a trabalhar em casa, sinceramente continuo a achar que não. Quando se trabalha fora, sobretudo por conta de outrém, os horários são impostos e infalíveis. Quando se trabalha em casa, por outro lado, há tendencia para fugir a horários e rotinas. Tudo é motivo para parar o que se está a fazer. É a toalha do banho que ficou pendurada na cabeceira da cama, é aquele vidro que está cheio de dedadas, é o fato de treino do filho mais novo que tem de ser lavado para a aula de ginástica de amanhã...uma ida ao veterinário, mais uma ao pediatra...e entretanto já são horas de voltar á escola para ir buscar as crianças!!!É mais complicado, sem dúvida. Mas muito mais gratificante. Como mãe, acompanhar o crescimento dos meus filhos a par e passo é o meu objectivo principal. Em casa tento ao máximo cumprir rotinas para todas as tarefas domésticas. Mas quando o trabalho aperta, é muito complicado...



Por exemplo esta semana tivemos aqui pelo campo grandes contratempos: uma mão partida que envolveu uma intervenção cirúrgica, e como fruto deste carnaval friorento, uma amigdalite. Claro que esta ultima foi bastante mais fácil de "gerir", sobretudo porque o acesso aqui no campo ao Centro de Saúde não demorou mais do que 20 minutos...ainda há sítios a funcionarem bem!!!! Mas claro que tudo isto envolve tempo, físico e psicológico...(não é á toa que se usa o termo "mãe a tempo inteiro"). Resultado: encomendas em "stand-by", roupa amontoada á espera do ferro, refeições "nada saudáveis", mas bastante mais práticas, e cansaço a triplicar!!!
Por isso respondo a quem me tem posto esta questão. Se é mais fácil? Não acredito. Mas acredito que muito mais compensador, sem dúvida!!!
Bom fim de semana!!!

16 comentários:

Ana Rita Marreiros disse...

Como mãe de 3 que está em casa, assino por baixo em tudo.O melhor de tudo é poder ir levar e busca-los á escola, o poder ficar em casa com eles quando estão doentes e mim-los.

Bjoka
Rita

Sónia disse...

Pois nestes últimos anos também eu tenho acalentado o sonho de trabalhar em casa, sei que não seria muito fácil em relação á gestão de tempo, mas teria muito mais disponibilidade para as minhas princesas, mas a minha profissão é incompatível com o trabalhar em casa ;-) pode ser que um dia ganhe coragem e realize o sonho.

Adriana Costeira disse...

Eu trabalho fora, mas estou a passar por uma fase horrível de aumento de carga horária, que implica sacrificar a família e sinceramente é horrível ser fraca mãe e esposa para ganhar uns míseros 500 euros :)
Por isso acho que o fato de estarmos em casa é um trabalho óptimo a tempo inteiro mesmo não sendo remunerado :)

Mervi disse...

Hello Mila... checking out your new post today, translated it into english, much more easier to understand ;). Did you notice that I've got a blog too!!! Please come visit me...

I love how organized your craft room is... just wish mine were that way. Well, mine is just a tiny corner and I know where everything is... but I'd need some new shelves and a bigger, better size table. Some day...

Have a lovely weekend!

Mervi disse...

Hello Mila, I'm visiting your blog... and I'm proud of your choice!!! That's why I'm also working part-time at the moment (although trying to find a fulltime job or figure out something else). The kids are our main purpose and if they're okay, we are too. Isn't that true?

Did you notice that I've got a blog now too?! I'm writing in english :). Please come and visit me!

Have a lovely weekend!!! See you around!

Unknown disse...

Pois eu já tive em casa e tenho muitas saudades, agora sinto muito mal porque estou a trabalhar fora é muito trabalho muito stress, e sinto que não dou a atenção que dava a minha filha antes, e a roupa cresce para passar a ferro, e casa fica uma ... e os fins de semana são passados numa correria a limpar, e quando se dá um pouco mais de atenção á familia fica a casa para tras enfim... e não tenho tempo nem paciencia muitas vezes para fazer uma das coisas que mais gosto cozinhar, dar a apoio a familia.beijinhos bom fim de semana.

LaBelleCuisine Miniaturas / ShabbyParis Dolls disse...

Eu trabalho fora de casa (35 horas), faço tudo em casa e desde que a minha empregada adoeceu fez em Dezembro 1 ano, coloquei a família toda a trabalhar, porque uma mulher, embora pareça, NÃO É A SUPERMULHER e além disso eu tenho de ter tempo para fazer o que me mantém a sanidade mental, que são os meus hobbies, passear com o maridão e filhotas... Mas anseio há muito por TEMPO para fazer tudo o que gosto e, se pudesse, ficava em casa e investia ainda mais nessas coisas que me deixam feliz...mas admito que ter horários em casa iria ser difiiiiiiiicil...

Unknown disse...

Trabalhei durante 4 anos em casa enquanto minha filha era menor e agora voltei a trabalhar fora, mas faço questão de priorizar o tempo livre com a família. Acho que os dois lados tem seus prós e contras, né??rsrs.. Bom final de semana!

Karina Agostinho disse...

Olá!

Sigo seu blog há algum tempo e este é meu primeiro comentário aqui.
Adorei seu texto, sou artesã tbm, casada, mas sem filhos, exceto um canino (hehehe),e sei o quanto é difícil conciliarmos as tarefas domésticas com as encomendas. Com filhos, deve ser mais difícil ainda.
Mas o fato de podermos fazer um bolo para esperar o marido/filhos, fazer o jantar vagarosamente, desfrutar mais a nossa casa, tudo isso compensa e muito o deixar de trabalhar fora e trabalhar em casa.

Um grande beijo aqui do Brasil.

Anabela Jardim disse...

A vida é uma crescente adaptação. Adoro ficar em casa, mesmo quando estou trabalhando fora.
http://odiariodeanabelajb.blogspot.com/
http://mulheresprendadasxmulheresmoderna.blogspot.com/

Candida Motta disse...

Seu blog é lindo, suas fofuras são lindas, como eu sou apaixonada por este estilo floral ou poá que vc tem. É tuuuudddooooo.
Bjs querida.


blogdatiacandinha.blospot.com

Giesta disse...

Há muito que acalento esse sonho de poder desenvolver uma actividade que me dê muito prazer em casa e agora quase a ser mamã esse desejo ainda aumentou. Pode ser que um dia... Entretanto, reconheço que a gestão do tempo não deve ser fácil,mas também acho que deve ser super recompensador!
giesta-giesta.blogspot.com

Especialmente Gaspas disse...

Outra grande vantagem de se trabalhar em casa, é que... pelo menos não se perde tempos sem fim no trânsito!!

Carminho Handmade disse...

Quem me dera poder trabalhar em casa. Até pode ser difícil respeitar regras e horários, mas permite-nos ser donas do nosso próprio tempo.

Conceição Esteves disse...

Olá! Este é o meu segundo comentário no seu blog.
Da primeira vez não obtive uma resposta, mas desta vez espero um sinal.
Gostei deste post, e concordo plenamente contudo. Eu ainda vou mais longe. Eu digo que descansava muito mais quando estava a trabalhar. Por experiência própria, agora que estou em casa chego ao fim do dia exausta sem vontade de fazer quase nada.
Beijinhos.

Unknown disse...

Estou precisando seguir seu exemplo de ateliê organizado!...