terça-feira, 14 de junho de 2011

No trilho dos dinossauros…


Este fim de semana resolvemos finalmente explorar o trilho dos dinossauros, aqui tão perto…


Esperavam-nos cerca de 1,5 km de trilho, sempre acompanhado de uma paisagem linda, onde o campo e o mar se misturam, e a fusão do clima e do ambiente é simplesmente fantástica.


As pegadas da Pedra da Mua, são as únicas pegadas de dinossauro reconhecidas na Península Ibérica.


Estas pegadas estão ligadas a crenças populares, neste caso ligadas á Lenda da N. Sra. da Pedra da Mua : "Reza a lenda que dois peregrinos viram Nossa Senhora a subir as arribas do Cabo Espichel montada numa mula gigante que deixou as suas pegadas bem marcadas na laje do Jurássico superior. Nesse local, construíram um enorme complexo religioso, o que inclui um convento, uma igreja e a pequena Ermida da Memória onde se encontram painéis de azulejos que relatam a lenda."






(Esta ultima imagem foi retirada da net. É possível chegar assim tão perto das pegadas, mas não aconselho a quem vai acompanhado de "mentes pequenas e muito enérgicas", como eu ía...)

Vale a pena fazer o trilho, sobretudo para quem tem crianças que como eu, adoram estes animais pré-históricos, mas convém saber que todo o cuidado é pouco, uma vez que o trilho é quase todo em arribas perigosas, pois o terreno é bastante acidentado. 
Convém mostrar e explicar previamente, sobretudo aos mais pequenos, pois caso contrário acontece-vos o que me aconteceu a mim: ter o meu filho mais pequeno á espera de pegadas gigantes, bem definidas e facilmente visíveis...
Aqui fica uma sugestão para o fim de semana, agora que os dias convidam a passear, sobretudo junto ao mar!!!!

7 comentários:

Ana Rita Marreiros disse...

O meu filho mais velho ia delirar com esse trilho pois adora dinossauros e sabe já bastante sobre eles.Mas como ainda tenho uma piolhinha de quase 3 anos ainda é muito perigoso fazer com ela.Mas agradeço a sugestão para mais tarde!

bjoka
Rita

Entre o campo e a cidade disse...

rita, podem ir, e ficas mais afastada com ela...é muito giro!!!

Lúcia disse...

Eu fui no verão passado, o meu filho adorou, ele sempre gostou muito de dinaussauros, depois fomos ao Cabo Espichel e seguimos para a praia do meco. Foi um dia muito bem passado, rodeado de uma paisagem magnifica.
bjo

Valquiria Paulo disse...

Amei a indicação, meus dois filhos curtem dinossauros. O dia que visitarmos Portugal irei com certeza ai neste lugar. bjinhos

Tempo disse...

Deve ter sido um passeio muito engraçado. A paisagem parece ser linda. Beijinhos

C. disse...

Eu desconhecia que Portugal tinha pegadas de dinossauro :o onde fica isso mesmo?

Anónimo disse...

Olá!Também já lá passei, cheio de vegetação e a paisagem é linda. Quando fui estava frio e caíam uns piguinhos mas mesmo assim deu para usufruir.
Bjs